Acúmulo de lixo: o que fazer para evitar pragas?

O acúmulo de lixo pode ser prejudicial não só para o meio ambiente, mas para a saúde dos seres humanos. Neste post, iremos te apresentar 3 dicas simples para evitar a barata que vno lixo. Acompanhe!

Você sabia que existem incontáveis doenças que são decorrentes do acúmulo de lixo? Pois, é! A proliferação de vetores presentes nos lixos é um grande perigo para o meio ambiente e para a saúde humana. 

Milhões de pessoas morrem todos os anos, em decorrência das doenças causadas por vetores oriundos do acúmulo de lixo e do seu descarte incorreto. 

Mas, você sabe quais são os vetores que se tornam um problema, quando há acúmulo de lixo? 

Neste post, você aprende o que são os vetores, quais são os principais, quais doenças podem ser desencadeadas e o que fazer para prevenir. Deste modo, veja: 

  • O que são vetores do acúmulo de lixo?
  • Cuidados com lixo para evitar as pragas

O que são vetores do acúmulo de lixo?

Os vetores são seres vivos que servem como hóspedes, ou melhor, intermediários na propagação de certas doenças. 

Eles podem carregar vírus, bactérias e outros problemas sem serem afetados e ainda assim, transmitir para o homem. 

Mas, você sabe qual é o maior transmissor de doenças?

Se você pensou no rato, está corretíssimo! 

Para se ter uma ideia do problema, apenas no Brasil, nos últimos 10 anos foram confirmados mais de 35 mil casos de leptospirose – doença transmitida pela urina do rato. 

Mas, além do rato, existem outros vetores derivados do acúmulo de lixo e são eles: 

  • Mosquitos;
  • Barata que vno lixo;
  • Formigas;
  • Moscas;
  • Porcos. 

Todos eles transmitem os mais diversos tipos de doenças, entre elas:

  • Leptospirose;
  • Peste Bubônica;
  • Dengue;
  • Febre Amarela;
  • Cólera;
  • Diarréia;
  • Disenteria.

Cuidados com lixo para evitar as pragas

Antes de seguirmos com as dicas sobre os cuidados com lixo e sobre como evitar o acúmulo de lixo causas e consequências é importante que você entenda que certos produtos podem ser tão nocivos quanto os próprios vetores de doenças. 

Mesmo que você queira se lixar a todo custo da barata que vno lixo, é importante que você preste muita atenção ao utilizar venenos e inseticidas. 

O uso inadequado dos produtos químicos pode ser ineficaz e ainda pode se tornar um risco de intoxicação. 

Deste modo, o importante mesmo é focar na prevenção e cuidados com lixo. 

Dicas importantes para cuidar do acumulo de lixo

Para tanto, o recomendado é evitar o acúmulo de alimentos desprotegidos como, por exemplo, os restos e lixos na pia da cozinha. 

A higiene e limpeza dos ambientes não só evita o acúmulo de lixo, bem como também evita que falta de higiene se torne uma “porta de entrada” para a barata que vno lixo. 

Além da cozinha, tome cuidado com o banheiro, quintal, garagem e som. Algumas pragas, se aproveitam de locais escuros e úmidos para se proliferarem. 

Sendo assim, sempre que puder faça uma inspeção na sua casa e retire todo acúmulo de lixo que encontrar. 

Além da limpeza, é de extrema importância que você destine o lixo para o seu local correto. E também, destine os materiais recicláveis para o seu local correto. 

A reciclagem dos materiais é benéfica tanto para o meio ambiente, quanto para a sua residência, no controle de pragas decorrentes do acúmulo de lixo. 

Portanto, mesmo que as pragas e os vetores atrapalhem a sua vida, lembre-se que somente bons hábitos podem garantir que eles fiquem longe do seu lar. 

O acúmulo de lixo causas e consequências, não é só prejudicial para a sua casa, ela prejudica todo o planeta que sofre com o descarte incorreto há anos. 

Antes de acumular ou descartar uma embalagem, pense em qual destino ela causaria menos danos e a partir deste momento, esse pensamento se torna um hábito.

Preencha o formulário abaixo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Falar via Whatsapp